basílica são pedro

Basílica de São Pedro

O Vaticano, menor país do mundo, é o lar de uma das igrejas mais importantes do mundo, que é a igreja Católica.

A Basílica de São Pedro, seu grande marco arquitetônico, abriga entre tantas obras, a famosa Pietá, escultura feita pelo famoso renascentista Michelangelo. Com certeza um destaque, além da própria cúpula da Basílica de São Pedro, que proporciona ao turista uma vista única.

Confira mais sobre esse assunto confira nosso artigo de hoje.

Tudo Sobre a Basílica de São Pedro

História e Informações

A Basílica de São Pedro é sem dúvidas a igreja mais importante do mundo católico.

Seu interior não deixa a desejar, atraindo milhares de turistas durante todo o ano, o local é daqueles que deixam todo mundo de boca aberta. O espaço pode acomodar até 60 mil pessoas de uma vez só!

Mesmo com toda a sua história, beleza, e importância, a Basílica de São Pedro não é a sede do Papado, mas é a principal igreja, que conta com a participação do Papa, pois diversas cerimônias oficiais são realizadas lá dentro devido a proximidade com a casa oficial do Papa e por ter uma localização privilegiada dentro do Vaticano.

Atualmente o local é considerado pela UNESCO como um patrimônio mundial da humanidade.

Sob o altar da igreja está enterrado São Pedro (por isso o nome da basílica). São Pedro é ‘’nada mais, nada menos’’ do que um dos apóstolos de Jesus e o primeiro Papa.

Sempre existiu um templo dedicado somente à São Pedro, templo esse que era sede do seu túmulo, mas inicialmente era um local simples. Após 300 anos da morte de São Pedro, o imperador Constantino construiu um templo sobre o túmulo do Santo Apostolo.

pieta michelangelo

Inicialmente o edifício era bem diferente do atual, isso porque tinha um estilo de arquitetura mais parecido com templos romanos, mas com o passar dos anos, aconteceram muitas obras, além disso houve até mesmo o abandono do local por um tempo, quando o papado passou a ter sede oficial na França.

Quando o papão voltou a ter sede em Roma mandaram demolir tudo que havia sido construído até então e começaram tudo do zero, fazendo com que a obra passasse pela mão de importantes artistas como Michelangelo, Sangallo, Rafael e outros.

Assim, por volta de 1506, houve a construção da nova basílica no mesmo local, sendo que as obras terminaram apenas no final de 1626, mais de 100 anos depois.

O que Tenho Mesmo de ver na Basílica?

Pietá

Essa obra prima foi feita pelas mãos de Michelangelo encomendada por um cardeal francês, no ano de 1498, ficando pronta no ano seguinte. A obra mostra o corpo de Jesus no colo de Maria, após a crucificação. A obra  é uma mistura do renascentismo com o naturalismo.

Atualmente encontra–se localizada na primeira capela (á direita) de quem entra na Basílica de São Pedro.

A obra está protegida por um vidro a prova de balas, pois em 1972 foi atacada.

basílica são pedro cúpula

Cúpula

A cúpula da basílica é bem conhecida, ela foi construída por três concorrentes de ferro. Mas essa estrutura começou a não dar muito certo e a cúpula fazia diversos sons de rompimento, foi então que em 1740 começaram as investigação sobre o que estaria acontecendo no local.

Depois de vários estudos e hipóteses, já que ninguém entendia bem como aquilo foi projetado, em 1742 foi realizado o primeiro cálculo estrutural, afim de preservar o que era possível da construção inicial.

O passeio na cúpula vai te garantir uma das melhores vistas da cidade, mas para isso é preciso encarar a subida.

A cúpula possui cerca de 133 metros de altura e 552 degraus… Se você não quiser encarar tudo isso pode pegar um elevador e subir ‘’somente’’ 320 degraus, ou seja, de uma forma ou de outra é preciso subir para ter acesso a vista.

Tem como chegar somente até o local onde o elevador para. Deste ponto já dá para ter uma vista da cidade, mas nem se compara à vista do topo, claro.

O passeio até onde o elevador leva é indicado para pessoas que tem fobia de lugares fechados e estreitos, porque sim, as escadas de acesso são bem estreitas.

Além da vista você vai conseguir ver de perto as pinturas da cúpula e vai ver que são mais lindas ainda!

O ingresso pode ser comprado na hora por 8 euros para quem deseja fazer todo o percurso de escada. E por 10 euros para quem vai utilizar o elevador e fazer o resto de escada.

Preços e Horários

A Basílica de São Pedro tem entrada gratuita.

O horário de funcionamento depende dos meses do ano.

  • De Outubro à Março funciona das 7:00 às 18:30
  • Abril à Setembro o horário é das 7:00 às 19:00

E então, já ficou a saber mais sobre a Basílica de São Pedro, a sua história, informações relevantes, preço, horários, etc…?

Se você gostou do nosso artigo de hoje continue em nossa página e confira outros textos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.