aeroporto de Roma

Como ir do Aeroporto de Roma para o Centro

O aeroporto principal de Roma está localizado em Fiumicino, um munícipio que fica mais ou menos, a cinquenta quilômetros do centro de Roma.

O aeroporto chama?se oficialmente Leonardo Da Vinci, mas por conta do local que está localizado é popularmente conhecido como Fiumicino, sendo a sigla internacional FCO.

Saindo do Brasil, as grandes companhias viajam para esse aeroporto. Para quem deseja ir sem escala, a principal companhia é a Alitali.

Já para quem está pela Europa e quer ir pra Roma através de companhias lowcost, também é possível, pois várias destas companhias voam para esse aeroporto.

Todavia, é sempre bom chegar ao aeroporto sabendo sobre as opções de transporte disponíveis e é por esse motivo que muitos procuram saber como ir do aeroporto de Roma para o centro da cidade.

Neste aeroporto, a grande vantagem é que há meios de locomoção para todos os gostos, e bolsos.

Confira todas elas em nosso artigo de hoje.

Como ir do Aeroporto de Roma para o Centro

1 – Trem e trem expresso

Os trens são uma ótima forma de se locomover por Itália, especialmente para quem quer saber como ir do aeroporto de Roma para o centro, existindo duas opções para tal.

A primeira opção é o Leonardo Express. Um trem que saí do aeroporto até o centro da cidade.

O tempo estimado é de 32 minutos até a estação Termini, uma das principais da cidade.

A grande vantagem é que, além do percurso ser rápido, ele saí a cada 15 minutos da plataforma. O seu funcionamento é das 6:30 até às 23:30, custando 14 euros por pessoa.

Como ir do aeroporto de Roma para o centro

O bilhete é facilmente encontrado nas bilheterias da Trenitalia, ou em bancas de jornais e até mesmo em máquinas automáticas.

Leia Mais >  Melhores Hotéis em Roma para Brasileiros

Nesse caso, a única desvantagem é o horário, pois se o voo for de madrugada, por exemplo, não há a opção de o pegar.

A segunda opção é o trem normal.

Ele leva mais tempo que o Leonardo Express (cerca de 50 minutos), o que pode ser considerado uma desvantagem.

Ele saí da plataforma a cada 30 minutos e funciona das 5:30 até às 22:50, custando 8 euros.

A vantagem é o preço que acaba saindo mais em conta. Por isso, se a pessoa não tiver presa de chegar, pode ser uma boa opção.

Não podemos esquecer de citar outras desvantagens, pois esse não é um trem que para direto na estação Termini.

Assim sendo, será necessário realizar uma baldeação, o que pode confundir muitas pessoas, ainda mais os viajantes de primeira viagem.

Além disso, nos horários de pico italiano esse trem pode sofrer com atrasos, ou mesmo, greves (em casos de greves o trem expresso ainda continue funcionando de forma efetiva).

Outro problema relatado e visto como desvantagem no trem normal é o perigo dos batedores de carteira e de malas, que estão espalhados pela Europa, por isso, viajar nesse trem pode ser econômico, porém, mais demorado e vai necessitar de uma atenção extra por parte do viajante.

2 ? Táxi

E assim como em qualquer cidade, os aeroportos são lotados de táxi, por isso, pode ser uma opção pegar o primeiro que vê pela frente para chegar até o centro de Roma.

A corrida costuma custar cerca de 48 euros, já com direito a bagagens. O preço do aeroporto para o centro é tabelado e mesmo se o viajante for para um bairro mais periférico, não costuma superar os 70 euros.

O tempo de viagem é de 30 minutos.

Leia Mais >  Onde Ficar em Roma?

As principais vantagens do táxi, com certeza são o conforto e a rapidez, tanto para chegar ao local, como de não esperar e nem carregar malas dentro de transportes!

E quando há a possibilidade de um grupo dividir o valor, acaba saindo em conta.

A desvantagem é mais para as pessoas que estão viajando sozinhas, por conta do valor praticado, que fica bem superior as outras opções de como ir do aeroporto de Roma para o centro.

transportes em Roma

3 ? Ônibus

Há também muitas companhias de ônibus que fazem o percurso. A mais famosa delas é a Terravision.

A grande vantagem é que a passagem pode ser comprada online ou na hora do embarque.

O tempo do percurso pode ser de 40 até 60 minutos. A grande vantagem de escolher essa opção é o preço! Se comprar antecipadamente o valor é de 4 euros, na hora fica 6 euros.

Além disso, existem companhias que operam até de madrugada, portanto, o horário de chegada ao aeroporto é irrelevante.

E já como desvantagem, temos o tempo, pois dependendo da companhia, a viagem pode chegar à 60 minutos, o dobro do trem expresso, ou táxi, por exemplo.

4 ? Aluguel de Carros

Para quem vai percorrer outras cidades da Itália alugar um carro pode ser uma opção viável e não só para quem procura saber como ir do aeroporto de Roma para o centro.

Assim que chegar ao aeroporto é possível alugar o carro e já ir para o centro de Roma, por exemplo.

O tempo é de 30 minutos e o valor vai depender da companhia contratada, dos adicionais do carro, modelo, dias e afins, mas não costuma ser algo muito caro, ainda mais se o valor for dividido em mais de uma pessoa, por exemplo.

Leia Mais >  O Que Fazer em Roma?

O carro tem o custo do estacionamento que pode ser de 4 à 7 euros por 8 horas de permanência.

Porém, a desvantagem dessa opção é que dirigir pela Itália pode não ser a melhor das experiências.

O trânsito costuma ser caótico e tanto os motoristas quanto os pedestres costumam não ter bons comportamentos.

Além disso, o viajante não conhece a estrada, mesmo com serviços de GPS pode ser difícil chegar em outro país já dirigindo, por exemplo.

Vale destacar também, que há diversas cidades, onde o trafego de veículos no centro, é exclusivo para moradores. Assim sendo, se você entrar em uma destas áreas por engano, irá ter que pagar uma multa bem salgada.

A vantagem é o conforto e a rapidez que um carro pode oferecer.

Já ficou a conhecer algumas opções de como ir do aeroporto de Roma para o centro da cidade, o preço, tempo que demora, etc…?

Então continue em nosso site para conferir mais dicas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *