Como a segunda maior cidade da ilha italiana de Sicília, Catania é um cidade com importante centro econômico para o país e é atualmente a 7ª maior metrópole por área com uma população de cerca de 315.000.
É um dos locais mais visitados de todo o país e por isso a pergunta de “o que fazer em Catania?” surge bastantes vezes…
A cidade foi originalmente fundada como uma colônia grega em tempos antigos e desde então tem sido parte de numerosos impérios e culturas, incluindo os cartagineses, a República Romana e os ostrogodos.
Durante o período da Renascença, Catania foi uma das cidades mais influentes do país e era conhecida por sua rica cultura, artes e história.
Hoje, Catania mantém uma enorme quantidade de sua herança e cultura e oferece uma infinidade de estruturas e museus interessantes.
Já há diversos turistas pelo local, mesmo ele não sendo tão explorado pelos brasileiros!
Veja a nossa lista de o que fazer em Catania.
Conteúdos
O Que Fazer em Catania
Basílica Cattedrale Sant’Agata
A Catedral da Catania é uma estrutura muito bonita e é realmente uma obra-prima em questões de arquitetura barroca.
Localizada no centro da cidade velha, a catedral fica na Piazza Del Duomo e próxima a muitas outras atrações, por isso começar o seu passeio por aqui, além de clássico vai te permitir explorar outros pontos.
No interior, há uma grande quantidade de detalhes, como afrescos no alta, as obras de arte e pinturas decorativas e por fim o túmulo do compositor Bellini.
Castelo Ursino
A Sicília tem vários castelos que servem como lembranças do período de conquistas entre um povo e outro e por isso decidimos incluir este na nossa lista de o que fazer em Catania.
O chamado ?Ursino Castle?? é uma relíquia do século 13 e foi construído como parte do Reino da Sicília pelo imperador Frederico II.
Hoje, o castelo está em condições preservadas com todas as suas quatro torres e paredes sem danos.
O turista pode andar pelo redor do castelo para fotografar bastante o local, além de fazer uma visita no interior que também é fantástico e abriga o Museo Civico.
Não é todos os dias que temos a oportunidade de estar em um castelo, e isso por si só faz o passeio ser bem interessante e também imperdível, ideal para todos os tipos de viajantes, casal a famílias.
Monte Etna
Catania fica próximo ao Monte Etna, e assim esse vulcão ativo é uma das principais atrações turísticas da Sicília, como um todo, já que é o vulcão ativo mais alto da Europa. A erupção mais recente foi em 2015.
Ao viajar para Catania, você não pode perder a chance de escalar o Monte Etna e o ver de perto.
Várias agencias turísticas oferecem passeios de um dia para o vulcão, você pode optar por caminhar, andar de bicicleta ou até mesmo de jipe.
Claro que não podemos esquecer da vista inacreditável que você vai ter lá de cima.
É um passeio indicado mais para os aventureiros e curiosos de plantão, com certeza não é uma opção pra todos os perfis de viajantes.
É claramente um dos locais quase sempre recomendados quando alguém pergunta o que fazer em Catania.
Monastero dei Benedettini
O complexo do mosteiro beneditino está localizado no centro de Catania e é um dos exemplos mais importantes de toda Europa.
Listado como Património Mundial da UNESCO, este mosteiro é uma peça impressionante de arquitetura e foi originalmente fundada em 1558 como uma mistura de muitos estilos.
A nossa dica é subir até o topo da cúpula da basílica para ter uma vista panorâmica da cidade!
Piazza Del Duomo
Como é a praça principal da Catania, a Piazza del Duomo tem muito a oferecer em termos de atrações.
Localizado no coração da cidade, essa praça central é um local de encontro para os habitantes locais e não deixa de ser um excelente ponto turístico.
No centro da praça está a Fontana Dell’Elefante, a Fontana Dell’Amenano, a Catedral de Catania e o Palazzo degli Elefanti.
Além disso, há uma série de cafés e restaurantes para comer/beber curtindo o clima dessa gostosa região.
Reserve um tempo para explorar todo o local com calma, pois como vimos, há muitas coisas a serem vistas por aqui!
É só apreciar a praça já é um grande passeio por isso incluia este lugar na sua lista de o que fazer em Catania.
Catania Museo Civico
O Museu Cívico de Catânia está localizado dentro das muralhas do Castelo Ursino e é um ponto importante de relíquias, objetos e história da cidade e da região.
Dentro do museu há uma enorme coleção com diferentes exposições, incluindo esculturas helenísticas e romanas, porcelana, cerâmica, mosaicos, armas antigas e outros achados da Sicília.
Para completar o segundo andar do museu contém uma seleção de pinturas do século XV ao XVIII.
Pode não ser o local ideal para a maioria das pessoas que procuram o que fazer em Catania mas mesmo assim recomendamos este lugar.
San Nicoló l’Arena
Conectada ao Monastero dei Benedettini, a Igreja de San Nicoló l’Arena é construída sobre o local de uma Acrópole grega.
Esta é realmente a maior igreja da Sicília e é uma das mais diferentes da cidade e também da Itália.
O design não se parece com outras que você vai estar acostumado a ver no local, mas ainda sim a visita vale a pena, o interior apresenta colunas, arcos e decoração religiosa.
Teatro Romano
Como último lugar a visitar pelas pessoas que procuram saber o que fazer em Catania temos o Teatro Romano de Catânia, um de muitos do país.
Criado ainda no século 2 a. C, o teatro possui uma área de estar principal e também um pequeno teatro Odeon para o lado esquerdo.
Os assentos do teatro e várias outras seções foram criados a partir de lava tirada do Monte Etna e a estrutura permanece em condições realmente impressionantes.
É um passeio imperdível para todos os estilos de viajantes.
Outros pontos a serem explorados pelas pessoas que procuram saber o que fazer em Catania:
- Porta Garibaldi;
- Parco Maestranze;
- Aci Castello;
- Orto Botânico;
Além de fazer vários locais a pé, a melhor forma de locomoção para o turista é o serviço de metro da cidade.
Onde Ficar na Catania
Para quem procura o que fazer em Catania também deverá precisar de um lugar onde ficar e é por isso que deixamos aqui algumas sugestões:
Mercure Catania Excelsior
A nossa primeira dica é um hotel que apresenta uma localização excelente, e isso acaba sendo uma das prioridades de todo viajante quando o assunto é escolher um hotel.
Quanto ao valor a média é de 104 euros, e o hotel está localizado na Piazza G. Verga, 39.
Airone City Hotel
A nossa segunda indicação de onde ficar na Catania é um hotel que oferece preço x qualidade.
A localização também é considerada boa para a maioria dos hospedes que por aqui passam.
A estação de metro Giuffrida fica há cerca de 1,3 km do hotel, e você vai estar há poucos metros de atrações famosas.
Há ainda serviço de aluguel de carros e de bicicletas dentro do hotel.
O valor por noite é de 100 euros. O endereço completo é Via Nuovalucello, 81.
Gastronomia em Catania
Você não pode deixar de experimentar bolinhos de arroz arancini, pizza, polenta de grão de bico frita entre várias outras coisas.
Tudo porque a cozinha siciliana combina diversas tradições gastronômicas, e dentro disso, a valorização do sabor natural do alimento está presente.
E então, já ficou a saber mais sobre o que fazer em Catania, os diferentes locais, as suas caraterísticas, etc…?
Deixe a sua resposta nos comentários e se tiver alguma dúvida ou sugestão não hesite em inclui-la também.