ravenna basílica

O que Fazer em Ravenna?

Localizada na costa leste da Itália, entre o país San Marino e Bolonha, Ravenna é uma das maiores cidades na região de Emilia Romagna e por isso existe uma grande procura para saber o que fazer em Ravenna.

Ao longo da história, Ravenna tem servido como uma cidade extremamente importante em muitos impérios diferentes, incluindo a capital do Império Romano do Ocidente e a capital do Reino dos Ostrogodos.

Devido a sua história antiga, Ravenna tem uma infinidade de fantásticos edifícios históricos e vários Patrimônios da Humanidade da UNESCO – sua arquitetura e mosaicos da época bizantina são alguns dos mais bem preservados do país.

No centro da cidade, você pode visitar diversas igrejas e basílicas decorativas, andar por praças, ou até mesmo ver o túmulo do escritor Dante Alighieri.

Mesmo não sendo tão explorada pelos turistas é uma cidade que vale muito a pena e por isso fizemos esta lista de o que fazer em Ravenna.-

O que Fazer em Ravenna?

Batistério Neoniano

Considerado o edifício mais antigo que permanece em Ravenna, o Batistério de Neon é um local religioso e importante!

Localizado ao lado da Cappella di San Andrea, o batistério tem um design octogonal e um exterior bastante simples, mas você se surpreende ao dar de cara com o interior.

Dentro do local há uma série impressionante de mosaicos coloridos que retratam cenas religiosas como João batizando Jesus e uma procissão dos doze apóstolos.

Está listado como Património Mundial da UNESCO.

Já começamos conhecendo bem a cidade, e tendo noção das belezas que ela pode oferecer.

batisterio neoniano

Basílica di San Vitale

Não muito longe do Batistério Neoniano você pode seguir para a Basílica di San Vitale!

Essa estrutura é maravilhosa, com um exterior simples e com uma grande cúpula, certamente um ótimo local para quem procura o que fazer em Ravenna.

Leia Mais >  O Que Fazer em Bari?

Assim como acontece com o Batistério, o exterior não é a atração principal, o foco vai todo no interior que apresenta alguns mosaicos e decoração surpreendentes e é considerado um dos melhores exemplos de obras de arte do tipo bizantina na Itália.

Em horas você já vai ter feito esses dois passeios pela cidade e se tem uma coisa que podemos te garantir é que você já não vai se arrepender de ter colocado Ravenna no seu roteiro.

Mausoléu de Galla Placidia

Outro Patrimônio Mundial da UNESCO, o Mausoléu de Galla Placidia está localizado nos mesmos terrenos da Basílica di San Vitale e apresenta alguns incríveis trabalhos de arte que são considerados um dos exemplos mais bem preservados.

Embora essa estrutura tenha sido criada há milhares de anos, hoje está em estado ótimo, e é outro tesouro da cidade.

mausoleo de galla placidia

Sant’Apollinare Nuovo

Criado pelo rei Theodoric durante o século 6, este palácio antigo foi dedicado originalmente a Cristo.

Localizado na parte oriental da antiga cidade histórica, esta estrutura é facilmente acessível a pé e é uma grande atração para ver durante um passeio a pé pela cidade.

Assim como acontece com os outros grandes edifícios religiosos e históricos da cidade, o interior deste edifício apresenta alguns mosaicos fantásticos.

Nas paredes há uma série de mosaicos coloridos que retratam os milagres de Jesus contados a partir da Bíblia.

Um lugar que a maioria dos turistas recomendam como sendo ótimo para quem procura saber o que fazer em Ravenna.

Basílica San Francisco

Basilica di San Francesco

Esta igreja pode não ser tão grandiosa quanto as outras estruturas em Ravenna, mas ainda tem grande importância e contém alguns objetos e túmulos importantes.

Embora com pouca decoração no interior, a igreja apresenta uma cripta e o túmulo da Libéria III que foi bispo do século 5 e homem de respeito para a história de Ravenna.

Como podemos ver, em especial igrejas é o que não faltam por aqui, mas você vai perceber que elas podem ser feitas todas no mesmo dia, e ainda sim apresentam riqueza de detalhes diferenciados!

Leia Mais >  Onde Ficar em Milão?

Com certeza você vai se apaixonar por cada detalhe, e por cada uma delas.

Museo Nazionale Ravenna

O Museu Nacional de Ravenna tem uma maravilhosa coleção de arte, objetos e relíquias de vários períodos de tempo.

Recolhida a partir do século XVIII, esta imensa coleção inclui túmulos decorados, capitais de mármore oriental, tecidos, marfim e armas antigas.

Além disso, há vários objetos dos 8 diferentes locais do Patrimônio Mundial da UNESCO em Ravenna, como a Basílica di San Francesco.

O passeio é mais para conhecer a cidade e sua história, além de objetos preciosos.

Parco Teodorico

Tumba de Teodorico

Teodorico teve enorme significado na história de Ravenna e serviu como o rei durante o século 6.

Localizado dentro do Parco di Teodorico, a estrutura é construída em pedra e tem representado quase 1500 anos. O teto dessa estrutura é feito de pedra ístrica.

Embora o interior é bastante simples e pouco decorado, este é um lugar diferente para visitar, perfeito para quem gosta de estar mais perto da história, passeios familiares, e afins.

Se adora descobrir a cultura de um lugar quando mestá a visitá-lo pela primeira vez, então este é um dos lugares para essas pessoas que procuram o que fazer em Ravenna.

Marina di Ravenna

No norte da cidade temos o porto que apresenta barcos de pesca e vela, enquanto no extremo sul é um trecho de praia.

Neste local você pode encontrar uma série de hotéis, bares de praia, e restaurantes.

É uma região que fica mais cheia durante os meses de verão, por exemplo.

Tumba de Dante Alighieri

O ultímo lugar da nossa lista de o que fazer em Ravenna é a tumba de Dante Alighieri, que  foi um conhecido poeta italiano que é famoso por suas obras literária.

Ele também é conhecido por trazer proeminência para a língua italiana em uma época em que as variações regionais significavam que a comunicação era muitas vezes difícil entre diferentes comunidades.

O verdadeiro túmulo de Dante pode ser encontrado em Ravenna, enquanto um memorial está situado em Florença.

Leia Mais >  Onde Ficar em Bolonha?

Local também para quem conhece o escritor e gosta dessa mistura entre arte e cultura.

Outro locais a serem explorados por quem procura mais o que fazer em Ravenna:

  • Batistério Ariano;
  • Piazza del Popolo;

Tudo por aqui pode ser feito a pé para quem tem disposição para conhecer a cidade que conta com estação central e também com ônibus que funciona muito bem para ir a pontos mais distantes.

o que fazer em Ravenna

Onde Ficar em Ravenna

Palazzo Bezzi Hotel

O Palazzo Bezzi Hotel fica há cerca de 500 metros da estação de Ravenna, além disso está próximo de pontos turísticos.

O hotel é de 4 estrelas, apresentando um excelente preço x qualidade para tudo que oferece para o hóspede!

O terraço do hotel é ao ar livre, por isso nos dias de verão o hotel pode ser desfrutado ainda melhor.

O valor médio da hospedagem é de 79 euros. Isso mesmo, o hotel possui uma ótima relação preço x qualidade, e seu endereço completo é: Via di Roma, 45.

Casa Masoli

Podemos dizer que o edifício do hotel é um verdadeiro ponto turístico ainda do século XVII, o local apresenta a decoração e piso da época, se hospedar por aqui é como voltar ao tempo.

O café da manhã é variado e já está incluído no valor final! O preço também é bem atrativo pela qualidade do hotel, é possível se hospedar por aqui a partir de 71 euros.

Gastronomia em Ravenna

Basta dar uma caminhada em torno da cidade e percebemos que os cidadãos de Ravenna amam comida e não economizam quando se trata de preparar pratos elaborados.

A cozinha mediterrânica pode ser provada em cada refeição e o viajante terá inúmeras ocasiões para descobrir todos os segredos da culinária dessa região.

E então, já ficou a saber mais sobre o que fazer em Ravenna, os diferentes locais, as suas caraterísticas, etc…?

Deixe a sua resposta nos comentários e se tiver alguma dúvida ou sugestão não hesite em inclui-la também.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *