Trento é uma cidade na região do norte da Itália, conhecida como a capital da região de Trentino, a cidade tem uma população de aproximadamente 117.000 pessoas e é considerada uma das cidades mais ricas do país.
Além disso, os cidadãos daqui desfrutam de alta qualidade de vida, por ser uma cidade menor.
Como não é um lugar assim tão turístico existe muito a dúvida de o que fazer em Trento.
Durante a história antiga, Trento foi ocupada por diversos povos, inclusive os romanos.
Uma vez que o Império Romano caiu, a cidade tornou-se parte do Império Lombardo e também ficou sob o domínio dos Habsburgos durante a Idade Média.
Hoje, a cidade tem uma economia próspera, como já mencionado, e serve como um centro de comunicação principal no norte da Itália.
Conheça em nosso artigo de hoje o que fazer em Trento.
Conteúdos
O Que Fazer em Trento
Palazzo dele Albere
No primeiro dia comece seu dia no Palazzo delle Albere, o local ainda guarda muito do estilo renascentista!
Sua construção aconteceu durante o século 16 pela família Madruzzo de príncipe-bispos de Trento. Leva seu nome (que significa “Palácio das Árvores”) .
No segundo e terceiro andar do local também há muito do renascimento, com ruínas e castelos imaginários, sete artes liberais, e mais para você ver e curtir o passeio! Ideal para família, amigos, casais, ou mesmo o viajante solo.
O horário de funcionando é de terça?feira a domingo, das 10 ás 18 horas (ao final de semana o encerramento acontece ás 19 horas).
MUSE
De lá siga para o MUSE! O local é o museu das ciências de Trento.
Ele está localizado bem perto do Palazzo delle Albere, por isso a nossa dica é ir logo depois!
O edifício onde fica o museu foi projetado por um famoso arquiteto italiano!
O passeio é ideal para quem gosta de ciências, sendo uma opção ideal para a família que está viajando junto (ainda mais com crianças, com certeza elas vão adorar o passeio por aqui).
O museu é aberto de terça feira a domingo, das 10 da manhã até ás 18 horas (aos finais de semana o horário de encerramento passa ser ás 19 horas).
Museu Dioceno Tridentino
Para quem quiser pular o segundo museu, ou mesmo para quem quer conhecer os dois, a nossa terceira dica é o Diocesano Tridentino, um museu completo, que vai agradar toda a família, ou mesmo o casal viajante.
O Museu Diocesano Tridentino está alojado nos quartos do Palácio Pretoriano, a primeira residência do bispo construída que foi construída ao lado da Catedral de San Vigilio, no coração da cidade.
Em seus quartos, é possível ter noção da rica herança de arte e cultura que vai do século XI ao século XIX, vinda das igrejas da região de Trentino.
O caminho para o museu é de tirar o folego, marcado por uma passagem única que permite observar a catedral próxima e ainda dá ao turista a possibilidade de visitar a área arqueológica de Porta Veronensis.
O museu está localizado em três locais:
- a central Piazza Duomo, no Palácio Pretoriano
- na antiga Basílica Cristã de San Vigilio (localizada dentro da Catedral)
- na Villa Lagarina.
Para quem gosta de arte vale a pena visitar cada um deles sendo assim um ótimo lugar para si que procura o que fazer em Trento.
O museu funciona todos os dias das 10 ás 13 horas, e das 14 horas até ás 18 horas!
Catedral de Trento
E tem como não observar a principal catedral da cidade? A Catedral de Trento é uma catedral católica romana.
É a igreja considerada mãe da Arquidiocese Católica Romana de Trento e até 1802 foi a sede do Bispado de Trento.
A fachada tem uma grande janela rosa, incluindo a roda da fortuna. O interior tem uma nave e dois corredores com um transepto.
Este último tem referência do século 14, representando a lenda de Saint Julian.
É um passeio clássico que todo turista que passar pela região deve fazer! A catedral pode ser observada em qualquer dia e horário.
Igreja de Santa Maria Maggiore
Depois de explorar um pouco da catedral de Trento que tal ir até a Igreja de Santa Maria Maggiore?
A Igreja de Santa Maria Maggiore é um importante local de culto na cidade, ou seja, não é somente um mero ponto turístico, acontecem diversos eventos por lá.
Tradicionalmente, a fundação da catedral foi atribuída a São Vigílio, o terceiro bispo de Trento, no final do século IV, mas investigações arqueológicas entre 1974 e 1978 colocam essa questão história em dúvida.
O passeio pode ser feito por família, casais, e afins!
Passeios por igrejas são um clássico na Europa, principalmente na Itália, por isso é sempre versátil e não podiam faltar na nossa lista de o que fazer em Trento.
Monumento Dante
Para finalizar o seu primeiro dia e a nossa lista de o que fazer em Trento, que tal estar frente a frente com um monumento cheio de história?
O Monumento Dante é uma escultura dedicada a Dante Alighieri, um artista florentino! Está localizado no parque em frente à estação de trem.
Foi construído como um símbolo da língua italiana, o monumento é bem antigo, e foi construído ainda quando o Trentino era o território do Condado de Tirol, do Império Austro-Húngaro.
Outras opções de o que fazer em Trento para um segundo dia:
- Castello del Buonconsiglio;
- Via Belenzani;
- Museu da Aeronáutica;
- Tridentum romano subterrâneo;
- Explore o Lago Garda
A maioria dos pontos turísticos podem ser feitos a pé, mas o serviço de ônibus da cidade funciona muito bem para locais mais distantes.
Onde Ficar em Trento
Para quem procura o que fazer em Trento também deverá precisar de um lugar onde ficar e é por isso que deixamos aqui algumas sugestões:
Grand Hotel Trento
A nossa primeira dica de onde ficar em Trento é um hotel de 4 estrelas que oferece um preço justo por tudo que oferece ao hóspede.
O primeiro destaque vai para a localização, há cerca de 250 metros da estação de trem da cidade, e perto de atrações como:
- Trento Catedral
- Piazza Duomo
- Castelo Buonconsiglio
- Trento Cristmas Market
- Centro Servizi Culturali Santa Chiara
- Museu de Ciências
- Funivia Trento Sardagna.
Outro destaque do hotel vai para a sauna, e para a academia, ambos incluídos no valor total!
Ideal para relaxar, e para não sair da rotina dos treinos durante a estadia.
Todos esses benefícios custam em média 86 euros, considerado um preço justo para um hotel de 4 estrelas! A localização do hotel é Corso Cavour, 7.
Albermonaco
A localização do hotel é excelente, há 400 metros da estação de trem e de fácil acesso há alguns pontos turísticos locais, como:
- Trento Catedral
- Piazza Duomo
- Castelo Buonconsiglio
- Trento Cristmas Market
- Centro Servizi Culturali Santa Chiara
- Museu de Ciências
- Funivia Trento Sardagna.
A média da diária é 60 euros. E o endereço completo do local é: Via Torre D? augusto, 25.
O que não Deixar de Comer na Cidade
- Ciughe;
- Carne salgada do Trentino;
- Frutos do mar;
E então, já ficou a saber mais sobre o que fazer em Trento, os diferentes locais, as suas caraterísticas, etc…?
Deixe a sua resposta nos comentários e se tiver alguma dúvida ou sugestão não hesite em inclui-la também.