Polignano a Mare é uma pérola colocada em uma ravina da Itália, coberta de cavernas e história.
Localizada na esplêndida costa adriática da Apúlia, suas origens são muito antigas e estão relacionadas com a cidade grega de Neapolis (século IV aC), que depois se tornou a Polisnea.
O seu território no extremo norte já era habitado durante a última idade de gelo (cerca de 10.000 anos atrás) e vestígios de assentamentos pertencentes à Idade do Bronze (3500-1200 aC) foram encontrados na atual área do centro histórico.
Hoje Polignano a Mare é um dos destinos turísticos mais populares da Apúlia, graças a sua costa em forma de ravina ao longo da qual abrem grutas naturais e graças ao número de monumentos e edifícios de interesse histórico-cultural que conserva seu centro histórico.
Entre estes se destaca a Igreja Matriz (1295) feita em estilo românico com pórtico renascentista e a Igreja medieval de San Estefano.
Passear pelo centro histórico formado por pequenas ruas pavimentadas de pedra branca, pelos cantos medievais com vista para o Mar Adriático e com graciosos restaurantes tradicionais é uma experiência que vale a pena.
Na periferia da cidade, você pode visitar o Di Grotta Putignano, adornados com alabastro rosa, e a cripta de San Miguel, um templo dedicado a Apolo e o Castelo Marchione (1730).
Como uma curiosidade vale a pena comentar que nesta cidade nasceu “Domenico Modugno” cantor e compositor da mítica canção italiana “Volare” você sabe o que é isso? Aquele de “Volare ohhhh ohhh, cantare oh oh oh ohhhh”.
Sugerimos algumas visitas imperdíveis em Polignano a Mare, confira nosso roteiro:
Roteiro Turístico Polignano a Mare
O que Fazer
Polignano é uma antiga vila de pescadores onde você ainda pode respirar ares do mar.
Suas casas brancas contrastam com o azul do Mar Adriático e suas inúmeras falésias e varandas fazem desta costa uma paisagem digna de admiração.
A costa de Polignano é abrupta e vertiginosa, de vários pontos da cidade você pode contemplar as falésias e as casas localizadas tão próximas ao mar.
Visitar Polignano em um dia é fácil, pois é uma cidade pequena.
Se durante a visita o bom tempo o acompanhar, recomendamos que você vá à praia durante o dia e dê um passeio pela cidade antiga.
Se você tiver a má sorte de estar nublado ou sua viagem for no inverno, aproveite a oportunidade para engordar alguns quilos com a extravagante gastronomia da região.
Algumas das nossas sugestões seriam:
- Playa Lama Monachile, é a famosa enseada no centro de Polignano. A praia é feita de pedras, então usar algum calçado é aconselhável. A melhor coisa sobre a praia são as vistas do enclave onde está localizada, entre as falésias, com as casas localizadas à direita;
- Entre no Arco Marchesale para dar um passeio pela cidade velha de Polignano;
- Aprecie as vistas das enseadas do Lama Monachile e do Mar Adriático a partir do famoso miradouro de Polignano;
- Veja os restos da antiga “Via Trajana“, uma estrada romana que ligava Roma ao porto de Brindisi, no sul da Itália;
- Veja na orla Marítima a estátua do cantor italiano Domenico Modugno, nascido em Polignano;
- Veja a Piazza Dell’Orologio, a praça mais importante da cidade. Nela está o Palácio do Relógio;
- Sente-se para descansar um pouco na Piazza San Benedetto;
- Veja as diferentes igrejas na cidade velha de Polignano, como a igreja de Santa Maria Assunta ou a igreja do Purgatório;
Se o seu bolso permitir, você pode tomar uma bebida no Grotta Palazzese, um restaurante-hotel-gruta com vistas espetaculares.
É um restaurante renomado internacionalmente, situado em um lugar único no mundo e tem um lounge ao ar livre.
Na verdade, o terraço que recebe os hóspedes foi criado dentro de uma caverna natural, o “Grotta Palazzese”, um lugar conhecido e usado para festas e banquetes desde 1700.
Patrimônio mundial da UNESCO
Polignano a Mare tem alguns tem duas áreas declaradas pela UNESCO como patrimônios históricos mundiais, são algumas sugestões que você não poderia deixar de visitar:
- As 66 cavernas do Polignano a Mare;
- Centro histórico de Polignano a Mare e seus monumentos;
Como Chegar a Polignano a Mare
- Trem
A melhor maneira de chegar a Polignano é de trem.
Os trens saem da estação de Bari Centrale e chegam à estação de Polignano em cerca de 30 minutos. A estação fica a 10 minutos a pé do centro de Polignano.
O preço da viagem de trem é de cerca de € 2,50, ida e volta de € 5.
- Ônibus
Você também pode ir para Polignano de ônibus, embora a viagem demore mais do que o trem, cerca de 55 minutos.
- Carro
Se você tiver tempo para alugar um carro para viajar pela região também é uma boa opção, a viagem de Bari para Polignano a Mare leva cerca de 35 minutos.
Onde Ficar / Hospedar
- Mazzarelli Creative Resort– Hotel 5 Estrelas, Cerca de 195 USD quarto duplo.
É um resort com uma história que tem no artesanato e alfaiataria de camisas seu ponto forte.
É rodeado por mais de 2400 oliveiras numa área de 20 hectares.
Contrada Scattone 916, Case Sparse 70046 Triggianello BA Polignano a Mare – (9 km do centro)
- Covo Dei Saraceni– Hotel 4 Estrelas, cerca de 125 USD quarto duplo.
Fica cerca de 100 m do centro de Polignano, cerca de 200 m das lojas mais próximas, bem como de bares e restaurantes.
Tem uma localização privilegiada para aqueles que desejam experimentar a atmosfera da praia.
Via Conversano 1 – 1 / A Polignano a Mare (BA) PUGLIA – ITÁLIA
Culinária / Gastronomia
O Cavatelli é um dos pratos típicos de Polignano.
É um tipo de massa com a forma de pequenas conchas. Muito simples de preparar e acompanhadas com grãos de bico são um prato delicioso e saudável.
Entre as sobremesas Cartellate e Carteddhrates são típicos do período de Natal.
São tiras de massa obtidos a partir de uma mistura de farinha, óleo e vinho branco, dobradas e arredondadas, são assadas ou fritas e depois temperadas com mel.
Em Polignano a Mare é possível encontrar um panorama tão bonito e único que lugares como este merecem ser visitados, admirados, contemplados em toda a sua beleza.
Aproveite nossas dicas e curta sua estadia.
E então, já ficou a saber mais sobre Polignano a Mare, desde a sua história, roteiro tuístico, onde ficar, gastronomia, etc…?
Se você gostou do nosso artigo de hoje continue em nossa página e confira outros textos!