roma coliseu gladiadores

Roteiro Turístico Roma [ Guia Completo para Viagem de 3 Dias ]

Roma é a capital da Itália, com cerca de 2,8 milhões de habitantes, é considerada a maior cidade italiana, e a quarta mais populosa da União Europeia.

Quando falamos de Roma estamos nos referindo há uma das cidades mais importantes da história da humanidade. O local tem uma forte influência no desenvolvimento da história e da cultura dos povos europeus.

São mais de 2.500 anos de história! Desde o século I a cidade é a sede do papado. Depois da idade média, Roma passou a ser governada por Alexandre VI e Leão X, ambos transformaram a cidade em um centro importante do renascimento.

Por conta de toda essa história é uma das cidades mais visitadas em todo mundo, além de ter o seu centro histórico como patrimônio mundial da humanidade através da UNESCO.

Há muito o que conhecer e experimentar por aqui. Por isso o artigo de hoje separou um roteiro incrível pra você! Confira.

Dicas de Roma e Roteiro Turístico (3 Dias)

Aqui montamos um roteiro turístico Roma de 3 dias, onde será possível conhecer boa parte dos monumentos.

Primeiro Dia

Para começar o nosso roteiro turístico Roma, o primeiro lugar que recomendamos a visitar é o Coliseu.

Não tem como pensar em Roma sem pensar no Coliseu e por a fila ser sempre grande, recomendamos acordar cedo e começar a sua viagem por aqui.

O monumento é originalmente conhecido como ??Anfiteatro Flaviano?? e foi encomendado no ano de 72, depois de Cristo por um imperador, mas sua construção só foi concluído no ano de 80 pelo seu filho.

O Coliseu tem a sua localização ao leste do Fórum Romano e seu projeto conta com 80 entradas em arco. Podendo caber lá dentro 55 mil pessoas. O local para assistir os espetáculos era determinado de acordo com a classificação social.

Leia Mais >  Como ir do Aeroporto de Roma para o Centro

roma coliseu

Só por aí podemos perceber o quanto esse monumento é enorme, contanto com 188 metros de comprimento e 156 de altura.

A parede externa do monumento ainda preserva quatro pavimentos da sua estrutura. Seus assentos eram de mármore e sua arquibancada era divida em três partes, como citamos anteriormente por classificação social.

Assim sendo, essa classificação tinha relação com a classe social, dividida da seguinte forma.

O Podium era reservado para a classe mais alta, enquanto a o setor da meaniana era reservado para pessoas que estavam na classe média. A parte pórticos era a parte destinada para os pobres, conhecidos como plebes e para as mulheres.

A história conta que os gladiadores lutavam no local. Mas também, durante um período, os cristões eram lançadas para os leões. Suas atividades foram encerradas no ano de 523, depois de Cristo. Atualmente, mesmo depois de tanto tempo, visitar o local é uma emoção. Ele é carregado de mistério, além de história, e é o símbolo do Império Romano.

A obra é tão perfeita que conseguimos ter real noção do quanto os Romanos entendiam de arquitetura.

Ao conhecer o Coliseu compre bilhete que também dá acesso ao fórum Romano e ao Palatino.

Saindo desse passeio há a possibilidade de conhecer o museu Capitolino que é recomendado para aquelas pessoas que gostam muito de arte.

Há ainda o mercado de Trajano e o Museu dos fóruns imperiais e para acabar o dia em grande estilo que tal um passeio na Fontana Di Trevi?

O local é mágico e gratuito. O turista deve dar uma passada tanto de dia, quanto a noite.

Não se esqueça de jogar uma moedinha na fonte, pois dizem que dá sorte.

roma panteão monumento

Segundo Dia

No segundo dia que tal começar a visita pelo Pantheon?

Ele merece estar no roteiro por se tratar do monumento mais bem conservado da história e também da Roma antiga.

Leia Mais >  O Que Fazer em Parma?

O monumento fica na praça Pizza Della Rotonda! Na verdade o que você vai fazer por aqui é mais apreciar o monumento, e acredite, tem muitos detalhes a serem observados.

O Pantheon é famoso por ter uma cúpula inexplicável de uma proporção gigante sem nada que a sustente! Estudantes de arquitetura em todo mundo passam no local querendo saber mais sobre a obra. Originalmente o local era um templo de todos os Deuses e foi em 609 d.C que foi transformada em uma igreja católica.

No interior do Pantheon é possível encontrar túmulos de reis como Vittorio Emanuelle II e Umberto. I.

E não podemos esquecer das especialistas culinárias em nosso roteiro, né?

roteiro turístico roma

Seja no frio ou no calor, o gelato italiano é bem procurado. Não deixe de passar na gelateria Della Palma, são mais de 150 sabotes para você escolher, e o melhor é que é perto do Pantheon.

Já para almoçar ou jantar pode seguir as tradições da pizza. Procure pela melhor pizza de fatia da cidade o Da Michelle.

Continuando o seu roteiro não deixe de passear na Piazza Navona, considerada uma das mais bonitas do mundo, a visita pela Piazza del Popolo também é válida.

Termine o dia na praça de Espanha, passeando e apreciando as lojas de luxo, que é outra característica marcante da Itália.

Terceiro Dia

No último dia do roteiro turístico Roma você não pode deixar de visitar duas vilas, elas formavam na antiguidade um centro que pertencia as famílias mais ricas.

A visita obrigatória deve ser em Medicci e Borghese, como elas são vizinhas você não vai ter problemas com locomoção. Comece pela Borghese passeando pelos seus lindos jardins e galerias.

Com certeza uma das mais impressionantes, pois você vai poder ver esculturas e pinturas de nada mais, nada menos, do que Leonardo da Vinci, Caravaggio, Bernini e outros.

Leia Mais >  Onde Ficar em Perugia?

O ingresso para o local é de 11 euros, e vale cada centavo. Você com certeza vai se surpreender com o local, por isso recomendamos fortemente a visita.

Também não deixe de passar pela Villa Medicci e conhecer sua história através de guias.

Para fazer tudo isso você pode pegar o metro, que funciona bem no país e vai te ajudar bastante a se locomover, da Villa Medicci pegue o metro até Bocca dela Veritá, outro ponto interessante à se conhecer na cidade.

O metro e o ônibus custam 1,50 e 4 euros, respectivamente! Você pode se locomover por toda a cidade dessa forma ou a pé. Até mesmo desde o aeroporto para o seu hotel.

roma cidade

Não deixe depois de atravessar o Rio Tibre, e deixar se perder pela parte de Trastevere, um dos locais mais bacanas de Roma e também não deixe de comer os aperitivos que essa zona oferece.

Você pode comer sem pagar o que está encima do balcão, para isso peça um drink para acompanhar.

Visita também a Basílica de Santa Maria Maggiore e Basílica di San Giovanni, todas elas tem entradas gratuitas.

Quanto ao alojamento, temos uma indicação bem legal, o Hotel Anahi.

Seu custo benefício é muito bom, custa cerca de 90 euros a noite para duas pessoas, e não inclui pequeno almoço. A localização do hotel também é boa para andar muito a pé pela cidade.

E então, já ficou a saber mais sobre um possivel roteiro turístico Roma durante 3 dias, lugares a visitar, etc…?

Se você gostou de conferir todas essas informações sobre Roma continue em nosso site e confira muito mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *